Escola S/3 Martinho Árias
“Sonh’arte”... que seja a mente do digníssimo público a interpretar esta palavra única (ou serão duas?) como bem entender. Falar-se-á sobre o sonho da arte? Ou será a arte do sonho, a arte de sonhar? Talvez seja simplesmente “sonhar-te”, onde o “tu” é apenas e tão-somente a vida... Num espectáculo onde se conjuga música, dança, teatro e artes plásticas, a história é bem simples... é a história da vida, a história de crescer, onde cada espectador pode rever um pouco da sua própria história, esperando-se que no final cada adulto se reencontre com a sua criança esquecida. Ao nascermos abre-se a porta para o universo, e é para lá que somos lançados em busca da maravilha que nos rodeia. Quando se é pequeno, a nossa capacidade de renascer é quase infinita. Todas as pequenas descobertas que fazemos são estimulos que nos activam os sentidos, seja o cheiro das flores, o calor do sol, a suavidade da brisa ou a frescura de um riacho. Tudo o que se sente é no imediato... e é assim que aprendemos...
Foi de um sonho conjunto de meia dúzia de professores que nasceu o projecto “Art’e Vícios”… e foi da sede e fome dos nossos alunos se expressarem de outra forma que cresceu o Clube. Hoje, passados oito meses, somos uma família feliz, que vive, pelo menos, uma vez por semana rodeada de dança, teatro, música, imagem e cor.
O filósofo Jorge Santayana dizia: “Um artista é um sonhador que consente em sonhar o mundo real”. Assim, permita que o “sonh’arte” lhe inunde a alma e deixe-se inebriar pela sua cor e magia, deixe-se seduzir pelo som de Madredeus e Dulce Pontes, deixe-se abraçar pelas palavras de Fernando Pessoa, Almada Negreiros e, Álvaro de Campos, e… quem sabe… talvez… ainda que por alguns minutos apenas… deixe acordar a criança que foi um dia.
Consulte o programa do evento na Câmara Municipal de Soure
Programa Sonh'arte.pdf (120 kB)
Visualize o cartaz do evento na Câmara Municipal de Soure
Cartaz Sonh'arte.pdf (676,3 kB)
© 2009 Todos os direitos reservados.